Meu perfil




BRASIL, Sul, JACAREZINHO, Homem, de 15 a 19 anos, Informática e Internet, Música, TV e Novelas

Entrevista Especial com FÁBIO FABRÍCIO FABRETTI - Parte 1

 

 

.

(Crédito da Foto: Marcelo Faustini)

.

Meu entrevistado de hoje é um jovem e talentoso escritor que foi um dos responsáveis por escrever a biografia de uma das maiores atrizes da TV Brasileira, a grande Glória Pires, ele é paranaense, formado em Letras com especialização em Literatura, além de biográfo, é ainda ficcionista, roteirista e pesquisador, inclusive adquiriu uma grande experiência trabalhando no CEDOC (Centro de Documentação) da TV Globo. E, em breve nos brindará , em parceria com a professora e escritora Norma Lima, uma biografia sobre a magistral cantora Rita Lee. Minha “Entrevista Especial” de hoje é com o escritor FÁBIO FABRICIO FABRETTI.

 . 

Jéfferson Balbino: Eu queria que você falasse um pouco sobre sua carreira como escritor.

 .

Fábio Fabrício Fabretti: Sou um escritor que gosta de escrever, seja biografia ou ficção, seja para adultos ou crianças. A palavra sempre exerceu um grande domínio sobre mim. Ninguém escolhe ser artista. A arte que nos escolhe. Graças a Deus sempre recebi boas oportunidades e reconhecimento com meus trabalhos. Escrever é o que me dá luz e treva. Os opostos da vida. E a vida é feita de opostos.

.

Jéfferson Balbino: Assim como eu, você é paranaense, e morou em algumas cidades do Paraná até se radicar no Rio de Janeiro. O que te levou a mudar de estado? Você acha que a realização profissional só acontece no eixo Rio-São Paulo?

 . 

Fábio Fabrício Fabretti: Como um bom rebelde, saí casa jovem. Vim para o Rio por acaso. Queria ir para uma cidade onde ninguém me conhecia e para me encontrar. Morei em Maringá, onde nasci e cresci, em Pato Branco, durante um curto período da adolescência, em Guarapuava, onde trabalhei numa floricultura fazendo coroas para defunto, e em Curitiba, sendo punk nas ruas. As grandes cidades oferecem mais, sem dúvida. Só não acho que realização profissional seja o mesmo que realização pessoal. Muita gente se dá bem no que faz, mas não é feliz. Sou realizado e gosto dos meus trabalhos: leciono, pesquiso, crio e escrevo. Ou seja, vivo no universo literário. O mundo que criei para mim.

 .

Jéfferson Balbino: Que experiência você adquiriu trabalhando no CEDOC da TV Globo?

 . 

Fábio Fabrício Fabretti: Foi na Globo que descobri minha paixão pelo jornalismo. E no CEDOC me encantei com a pesquisa. Isso abriu meus horizontes. Na época eu ainda estudava Letras e pude viver uma grande experiência, aprendendo muito em pouco tempo.

 .

Jéfferson Balbino: Como você conheceu a Glória Pires?

 . 

Fábio Fabrício Fabretti: Através do Eduardo Nassife, que já era meu amigo. Primeiro ele nos apresentou virtualmente, por e-mails, depois nos encontramos. E foi engraçado porque a Glória estava num salão se preparando para viver a mãe do Lula no cinema.

 .

Jéfferson Balbino: E como surgiu o interesse em escrever a biografia “40 anos de Glória”?

 . 

Fábio Fabrício Fabretti: O próprio Eduardo me convidou, há dois anos atrás. Eu não sabia de nada sobre o livro. Um dia ele me chamou à casa dele e oficializou o pedido. Sou um cara que gosta de desafios. Adoro quando a vida me surpreende. E aceitei.  

 .

Jéfferson Balbino: Qual a sensação de escrever a biografia de uma das maiores atrizes brasileiras?

.. 

Fábio Fabrício Fabretti: Gloria é um ícone da nossa dramaturgia, tanto televisiva quanto cinematográfica. Uma pessoa sensacional, verdadeira escola de vida e profissionalismo.  A construção do livro transcorreu deliciosamente, com todo acompanhamento dela, mesmo morando na França. E o Eduardo é um escritor muito eficaz para se trabalhar junto. Formamos um triângulo perfeito (risos).

 ...

Jéfferson Balbino: Que dificuldades você encontrou ao escrever o livro?

 ... 

Fábio Fabrício Fabretti: Os problemas que surgiram foram normais e solucionáveis, além de muito suor para chegarmos a um resultado satisfatório. Gloria foi super disponível e tudo fluiu naturalmente.

 ...

Jéfferson Balbino: Entre os trabalhos da Glória Pires qual foi aquele que você mais gostou?

 ... 

Fábio Fabrício Fabretti: Glória é multifacetada. No filme do Lula, por exemplo, ela “roubou” as cenas. Em “O Primo Basílio”, Juliana se tornou a atração principal. E seu delicado humor em “Proibido Fumar” pegou a todos desprevenidos. Difícil eleger apenas um.

 ...

Jéfferson Balbino: Como você conheceu o Eduardo Nassife, que foi seu co-autor no livro?

 .... 

Fábio Fabrício Fabretti: Eu e o Eduardo já nos conhecíamos socialmente, mas nos tornamos realmente amigos através de uma pessoa em comum, o Márcio Lessa, que nos apresentou.

.

 

.

 

 

Escrito por Jéfferson Balbino às 20h40 [ ] [ envie esta mensagem ] []

Entrevista Especial com FÁBIO FABRÍCIO FABRETTI - Parte 2

. 

Jéfferson Balbino: Você planeja escrever outra biografia? Sobre quem?

 . 

Fábio Fabrício Fabretti: No momento estou desenvolvendo a biografia da Neusinha Brizola, filha do ex-governador Leonel Brizola, cantora transgressora dos anos 80. Ela diz que quer “contar tudo”. Também estou com planos de escrever a biografia da Rita Lee, com a escritora e amiga Norma Lima.

 .

Jéfferson Balbino: O que um biógrafo precisa ter pra desempenhar um bom trabalho?

 . 

Fábio Fabrício Fabretti: Todo biógrafo ou qualquer escritor não pode ter preguiça. Escrever é pessoal.  E braçal. Um verdadeiro trabalho de carpintaria cuja ferramenta é a palavra. Se você não fizer, ninguém o fará por você. E um exercício diário, de atenção, suor, tempo e amor. Hoje existe muito glamour na profissão, mas é um ofício que deve ser levado a sério e que te absorve.

 .

Jéfferson Balbino: Como foi o processo de pesquisa?

. 

Fábio Fabrício Fabretti: A primeira parte se resumiu em levantar todo o material que o Eduardo havia coletado antes, no esboço do livro. E a segunda nas entrevistas que fizemos com a Glória e na coleta de novas informações. Fizemos uma pesquisa minuciosa. Revezamos e trabalhamos dia e noite. Aliás, muita gente nos ajudou.

 .

Jéfferson Balbino: E como surgiu o convite para o Gilberto Braga escrever a orelha e o Aguinaldo Silva fazer o prefácio?

 . 

Fábio Fabrício Fabretti: Queríamos textos de autores importantes e que tivessem ligação com o livro e trabalhado com Glória. O do Aguinaldo foi uma sugestão do Eduardo, que é amigo e colaborador dele. Do Gilberto Braga existia desde a versão embrionária da obra, apenas perguntamos se ele queria atualizá-lo.

 .

Jéfferson Balbino: O que você destacaria no livro?

 . 

Fábio Fabrício Fabretti: O livro revela uma Glória que poucos conhecem, com suas impressões sobre vida, família, trabalho etc. E curiosas histórias de bastidores nunca antes reveladas.    

 .

Jéfferson Balbino: Como foi a divisão do trabalho entre vocês?

 .

 Fábio Fabrício Fabretti: Ah, fizemos de tudo um pouco. Entrevistamos, debatemos, pesquisamos, escrevemos e revisamos. Nossa parceria cresceu muito. Somente no final, devido ao prazo, eu me centrei mais ao texto e o Eduardo a parte iconográfica. 

 .

Jéfferson Balbino: Que dicas e conselhos você daria pra quem almeja ser escritor?

 . 

Fábio Fabrício Fabretti: Não tenha preguiça. Escreva. Autor ocioso não produz.

 .

Jéfferson Balbino: Qual foi o papel da biografada durante a produção do livro?

 . 

Fábio Fabrício Fabretti: Foi primordial. Glória acompanhou tudo, a cada instante. Ela participou desde a criação da capa até a última revisão. Nada saiu sem a sua aprovação, afinal o livro é ela.

.

.

Escrito por Jéfferson Balbino às 20h11 [ ] [ envie esta mensagem ] []

Entrevista Especial com FÁBIO FABRÍCIO FABRETTI - Parte 3

.

(Eduardo Nassife, Glória Pires e Fábio Fabrício Fabretti)

.

Jéfferson Balbino: Como é Eduardo Nassife por Fábio Fabrício Fabretti?

 . 

Fábio Fabrício Fabretti: Eduardo é um cara batalhador que está indo longe. Um exemplo de que sonhar é para todos, mas realizar os sonhos é para os fortes.

 .

Jéfferson Balbino: Vocês pretendem fazer mais algum trabalho juntos?

 . 

Fábio Fabrício Fabretti: Temos planos sim, por que não? Inclusive estamos agora elaborando o roteiro de um documentário sobre o livro.

 .

Jéfferson Balbino: Que avaliação final você faz do livro e dos 40 anos de carreira da Glória Pires?

 . 

Fábio Fabrício Fabretti: Prefiro que o público avalie. É importante saber a impressão das pessoas. Crítica profissional no Brasil é algo complicado e ainda deturpado, principalmente de quem se mete a opinar algo que nem entende. Mas todo retorno é bem-vindo. E a melhor resposta é a do leitor.

 .

Jéfferson Balbino: O que os leitores podem esperar desse livro?

. 

Fábio Fabrício Fabretti: Tudo sobre os 40 anos de carreira da atriz, incluindo fatos inéditos de bastidores, depoimentos de companheiros e imagens nunca antes divulgadas.

 .

Jéfferson Balbino: Você tem vontade de escrever pra televisão também?

. 

Fábio Fabrício Fabretti: Já transitei pelo teatro, embora minha formação seja literária.  Não descarto nenhuma possibilidade. Gosto de escrever, como afirmei. E de enfrentar desafios.

 .

Jéfferson Balbino: Quais são seus próximos projetos literários?

. 

Fábio Fabrício Fabretti: Lançarei meu romance “Matadouro”, pela Editora Giostri. O livro está quase pronto, porém havia me afastado dele para fazer a biografia.

.

Jéfferson Balbino: Para finalizar, nossa tradicional pergunta: Qual foi a melhor novela que você já assistiu?

 . 

Fábio Fabrício Fabretti: Não tenho assistido porque trabalho até tarde. No entanto, é clichê, mas algumas novelas de Gloria, como “Louco Amor” e “Vale Tudo”, muito me marcaram.

 .

Jéfferson Balbino: Fábio, muito obrigado por aceitar participar dessa entrevista. Aproveito para te desejar muito sucesso em todos os seus trabalhos. Grande abraço!

 . 

Fábio Fabrício Fabretti: Obrigado a você pelo convite e parabéns pelo seu trabalho no blog. Abraço.

.

Escrito por Jéfferson Balbino às 19h58 [ ] [ envie esta mensagem ] []

Entrevista Especial - NO MUNDO DOS FAMOSOS

.

.

Dia 28 de Novembro

 .

A próxima “Entrevista Especial – NO MUNDO DOS FAMOSOS” será com o outro escritor da biografia “40 anos de Glória”: EDUARDO NASSIFE, que também será um dos colaboradores de Aguinaldo Silva em sua próxima novela das oito “Estampa Fina”.

 .

E em breve uma imperdível Entrevista com o renomado autor GILBERTO BRAGA. Aguardem!

.

OUTRAS ENTREVISTAS

. 

Pra você que perdeu as outras entrevistas realizadas por mim aqui NO MUNDO DOS FAMOSOS, aí vai o link de cada uma pra você poder ler, ou reler novamente. Clique em cima do nome do entrevistado para ler a Entrevista Especial realizada.

.

1 - NILSON XAVIER (escritor)

2 - MARGARETH BOURY (autora de novelas)

3 - REYNALDO BOURY (diretor de TV)

4 - BABI XAVIER (atriz/apresentadora)

5 - NÉLIO JÚNIOR (jornalista/repórter de TV)

6 - MARCÍLIO MORAES (autor de novelas)

7 - RICARDO LINHARES (autor de novelas)

8 - ANA MARIA MORETZSOHN (autora de novelas)

9 - DUCA RACHID (autora de novelas)

10 - ADA CHASELIOV (atriz)

11 - MAYRA DIAS GOMES (escritora)

12 - THELMA GUEDES (autora de novelas)

13 – ANDRÉ REBELLO (ator)

14 – KADU MOLITERNO (ator)

15 - MAURICIO MACHADO (ator)

16 - LAURO CÉSAR MUNIZ (autor de novelas)

17 - STELLA FREITAS (atriz)

18 - ALCIDES NOGUEIRA (autor de novelas)

19 - EDWIN LUISI (ator)

20 - MAURO ALENCAR (Doutor em Teledramaturgia/escritor)

21 - SOLANGE CASTRO NEVES (autora de novelas)

22 - WHALTER NEGRÃO (autor de novelas)

23 - BÁRBARA BRUNO (atriz)

24 - RENATA DIAS GOMES (autora de novelas)

25 - MATEUS CARRIERI (ator)

26 - LETÍCIA DORNELLES (autora de novelas)

27 - TAMARA TAXMAN (atriz)

28 - AIMAR LABAKI (dramaturgo/autor de novelas)

29 - LUCÉLIA SANTOS (atriz)

.

.

.

Escrito por Jéfferson Balbino às 17h00 [ ] [ envie esta mensagem ] []

Próxima Reprise: VALE A PENA VER DE NOVO

.

.

A reprise da novela "Sete Pecados" está praticamente em sua reta final, a trama de Walcyr Carrasco já teve 130 capítulos originais compactados em apenas 49 capítulos na reapresentação do Vale a Pena Ver de Novo, restando apenas 78 capítulos para serem reeditados. Em relação a substituta ainda é uma incógnita, mas segundo informações de bastidores as candidatas mais fortes pra ganhar repeteco na sessão é "Páginas da Vida" (2006) e "Mulheres de Areia" (1993). Vamos aguardar!

.

Escrito por Jéfferson Balbino às 15h20 [ ] [ envie esta mensagem ] []

Vida de Artista: Glória Maria encontrou a felicidade

Panfili/AgNews

.

Em uma longa conversa que vai ao ar neste domingo (21), no canal pago GNT, a jornalista Glória Maria fez grandes revelações no programa Marília Gabriela Entrevista. Glória disse que o afastamento da televisão foi necessário para retomar sua vida e admitiu que passou por uma crise. 

- Não deixou de ser uma crise. De excesso de trabalho. Abandonei marido, família e chegou uma hora que não dava mais. Só parava nas férias. Eu estava triste, infeliz. Eu entrava [no ar] aos domingos e parecia uma tortura, uma prisão. 

A jornalista do Globo Repórter (Globo) contou também que tanto o trabalho quanto o namoro foram deixados de lado por um tempo para que ela desse mais prioridade às filhas, Laura e Maria. 

- Eu estava namorando até dois meses atrás, mas terminei por causa das minhas filhas. Eu voltava das viagens cansada e você tem que estar linda e cheirosa! E eu não tenho mais esta paciência. 

Apaixonada pelas filhas, Glória disse, no entanto, que a maternidade nunca esteve nos seus planos e que se sentia incapaz de ser mãe por conta da dedicação exclusiva ao trabalho. A jornalista contou também como conheceu as meninas. 

- Eu fiz um trabalho com crianças na Índia, depois fui para a Bahia. Foram seis abrigos. No primeiro dia que cheguei vi duas meninas e meu coração parou de bater. Adoção para mim era uma grandeza que eu não me achava capaz. Então, eu entrei e vi uma menininha engatinhando, de costas para mim, ela parou e olhou para trás, olhou para mim! A outra estava dormindo, de bruços, e quando eu me debrucei no berço ela acordou e me olhou. Quando levantaram o histórico delas, descobriram que eram irmãs! 

Glória revelou ainda que gosta de cantar e que pretende gravar um CD. Para isso, ela está fazendo aulas de canto. A jornalista disse que não sabia o que era felicidade e abriu o coração no programa. 

- Pela primeira vez na minha vida eu sou feliz, não estou feliz. Eu não imaginava que nesta encarnação eu seria tão feliz!

.

Fonte: R7

.

 

Escrito por Jéfferson Balbino às 14h39 [ ] [ envie esta mensagem ] []

Boletim da TV: Nota DEZ - Para a reprise de "Esmeralda"

 

 

.

.

Nota DEZ

.

Apesar de preferir a reprise da novela "Pérola Negra", tenho que reconhecer e parabenizar o enorme sucesso que a reprise de "Esmeralda" vem obtendo nas tardes do SBT. A trama estrelada por Bianca Castanho vem conseguindo alcançar expressivos índices de audiência e no Rio de Janeiro a trama vem 'encostando' na liderança pífia de "Sete Pecados". A trama que logo entrará na reta final, deverá ser substituída pela reprise de "Amor e Ódio" ou "Seus Olhos", decisão ainda que dependerá do aval de Silvio Santos.

.

Escrito por Jéfferson Balbino às 14h24 [ ] [ envie esta mensagem ] []

Fofoca dos Famosos: Cléo Pires não consegue superar Grazzi Massafera

.

A atriz Cléo Pires não conseguiu bater o recorde de vendas da ex-bbb Grazi Massafera, que teve a sua edição da Revista Playboy mais vendida dos últimos cinco anos. Segundo informações do Jornal Extra, a revista de Cléo vendeu 464.764 exemplares de uma tiragem inicial de 571.723 revistas. Enquanto em 2005, a novata atriz Grazzi Massafera, vendeu 563.865 exemplares. Porém, a assessoria da revista afirma que as vendas agradaram.

.

Escrito por Jéfferson Balbino às 13h13 [ ] [ envie esta mensagem ] []

Próxima Reprise: O REI DO GADO no Canal Viva

http://natelinha.uol.com.br/img/pag/315x265/img20101118111416.jpg

.

Já foi definida a próxima reprise do Canal Viva, será a novela "O Rei do Gado" (1996), a trama de Benedito Ruy Barbosa substituíra a reprise da novela "Por Amor" (1997) a partir de Fevereiro. A trama começa durante a Segunda Guerra Mundial, no interior de São Paulo, mostrando a rixa por terras entre as famílias Berdinazzi e Mezenga. Entretanto, os filhos das duas famílias se casam e tem um filho, chamado Bruno Mezenga, vivido na segunda e principal fase da novela por Antônio Fagundes. 


No ano de 1996, Bruno se torna um bem-sucedido fazendeiro e fica conhecido como o rei do gado da região. Representante dos Menzenga, Bruno passa boa parte da trama em conflito com Geremias Berdinazzi, vivido por Raul Cortez. Apesar de ser chamado de ‘rei do gado’, Bruno não é feliz ao lado de sua esposa, Lea (Silvia Pfeifer). Porém, ao tentar resolver o problema da ocupação de uma de suas fazendas, ele conhece a bóia-fria Luana (Patrícia Pillar), por quem se apaixona. 

.

Escrito por Jéfferson Balbino às 13h02 [ ] [ envie esta mensagem ] []

Emoção nas Novelas: POR AMOR (Canal Viva)

.

Resumos - 22/11 a 26/11/2010

.

CAPÍTULO 134 - 22/11/2010

.

TRAJANO FORÇA Fausto a acompanhar o grupo até um bar. Helena convida Sirléia para ir à sua casa à noite. Tadinha aconselha Helena a ligar para Atílio. Milena tenta forçar Fausto a dizer o que sabe, mas ele se irrita e a provoca, falando mal de Nando. Juliana encontra um chaveiro diferente no bolso de Rafael e ele se irrita. Flávia liga para Atílio e combina encontrá-lo no dia seguinte no aeroporto. Trejano revela a Fausto que contratou detetives para investigar seu passado. Wilson conta a Magnólia e Oscar que viu Flávia e Atílio juntos. Trajano vai para casa convencido de que Fausto sabe de algo que pode ajudar a inocentar Nando. Meg e Laura fazem as pazes. Fausto percebe que Branca o esta evitando e invade sua casa.

.

CAPÍTULO 135 - 23/11/2010

.

FAUSTO CONTA que Milena e Leonardo o procuraram e ameaça entregar Rose e Branca se for preso, mas elas não se intimidam. Arnaldo explica a Milena e Leonardo que Nando passará por um interrogatório antes de ser julgado. Sirléia vai à casa de Helena e só encontra Pedro à sua espera. Trancada em seu quarto, Helena se lembra de um poema que Atílio declamou e liga para ele, pedindo que o repita. Rose promete mais dinheiro a Fausto. Rafael diz a Virgínia que está precisando viajar sozinho. Depois, pede que ela não o deixe. Pedro leva Sirléia, que esta um pouco enjoada por causa do vinho que tomou, até seu apartamento. Atílio e Flávia vão para São Paulo. Helena ouve os amigos da vila comentarem que Flávia e Atílio estão juntos

.

CAPÍTULO 136 - 24/11/2010

.

HELENA, MAGOADA, vai embona sem ser vista. Virgínia estranha o jeito tenso de Rafael. Trajano aconselha Meg a procurar Helena e lhe contar sobre a gravidez de Laura. Eduarda volta de Angra eufórica. Man elo diz a Vera que logo Eduarda voltará para o apartamento. Laura liga para Marcelo, que manda dizer que não esta. Flávia sugere que Atílio passe a noite em São Paulo. Magnólia sente ciúme de Genésio e Liza, que conversam animadamente. Walter conta a Fausto que algumas pessoas estiveram no heliporto fazendo perguntas sobre sua vida. Milena diz a Nando que vai esperar ele sair da cadeia para inaugurar a loja. César manda um postal para Eduarda. No hotel, Flávia e Atílio jantam juntos.

.

CAPÍTULO 137 - 25/11/2010

.

FLÁVIA E ATÍLIO passam a noite juntos. Eduarda e Tadinha ficam indignados quando sabem que Flávia e Atílio estão juntos em São Paulo. Helena fica triste, mas não sente raiva deles. Havia diz a Atílio que sente um pouco de remorso quando pensa em Helena. Branca proíbe de Arnaldo de contara Marcelo sobre sua briga com Isabel. Rose da dinheiro a Fausto, que acha a quantia pequena. Preocupada com a gravidez de Laura, Meg adia o casamento de Ignez. Atílio volta de viagem animado e Isabel percebe. Virgínia encontra o chuveiro misterioso no bolso de Rafael, que se irrita mas procura disfarçar. Márcia e Wilson viajam para São Paulo. Leonor convida Pedro para jantar em seu apartamento. Meg leva Laura ao médico

.

CAPÍTULO 138 - 26/11/2010

.

LAURA SIMPATIZA com o obstetra, e fica mais animada. Tadinha aconselha Eduarda a voltar logo para seu apartamento. Magnólia vai com Oscar até o restaurante de Wilson com a intenção de atrapalhar a conversa entre Liza e Genésio. Aninha tenta falar sobre Atílio e Flávia, mas Helena desconversa. Milena visita Nando. Atílio vai até a loja que alugou e faz uma visita cordial a Helena. Felizes, Marcelo e Eduarda fazem planos de comprar uma casa. Isabel conta a Arnaldo que sonhou que Branca tentava assassiná-la. Atílio leva Pedro para jantar com Trejano, que imediatamente decide contratar o irmão de Helena. Nando é levado para o interrogatório. Milena, Orestes, Lídia e vários amigos do piloto chegam ao fórum.

.


Escrito por Jéfferson Balbino às 12h32 [ ] [ envie esta mensagem ] []