Meu perfil




BRASIL, Sul, JACAREZINHO, Homem, de 15 a 19 anos, Informática e Internet, Música, TV e Novelas

Entrevista Especial com RENATA DIAS GOMES - Parte 1

.

.

(Na foto acima, Renata com seu avô Dias Gomes)

.

.


Talento é hereditário? No caso da minha entrevistada especial de hoje podemos assegurar que sim, afinal, ela herdou o imenso talento de seus avós, os saudosos e brilhantes novelistas: Dias Gomes e Janete Clair, embora a veia artística tem uma forte ligação genética, ela não usou desse artifício para mostrar que é uma brilhante escritora, pelo contrário, como todos em inicio de carreira, ela foi à luta, enfrentou obstáculos até conseguir provar à todos que, assim como seus avós, é uma grande novelista da nossa teledramaturgia. A nossa “Entrevista Especial” de hoje é com a autora de novelas do SBT: RENATA DIAS GOMES.

 

 ....

Jéfferson Balbino: Renata, como surgiu seu interesse por escrever roteiros?

 ...

Renata Dias Gomes: Desde criança bem pequena eu sabia que seria escritora. E sempre tive facilidade pra escrever diálogos. Começava escrevendo conto, terminava peça de teatro. O caminho foi sendo traçado naturalmente. Eu me considero essencialmente escritora. E cada história, cada mensagem “pede” pra ser contada de uma forma.

 ....

Jéfferson Balbino: É verdade que você começou sua carreira de escritora no programa “Geração Saúde” da TV Escola?

 ...

Renata Dias Gomes: Eu já trabalhava profissionalmente como roteirista e já escrevia há bastante tempo quando pintou essa oportunidade. Mas o programa foi minha primeira experiência com teledramaturgia. Foi bem bacana e fundamental pra que eu estivesse preparada quando fui chamada mais tarde pra escrever Alta Estação.

.... 

Jéfferson Balbino: E como era sua relação com seus avós, os novelistas Janete Clair e Dias Gomes?

 ....

Renata Dias Gomes: Minha vó faleceu poucos meses depois que nasci. Minha relação então sempre foi com a obra e a memória dela. Uma relação de idolatria. Minha vó é pra mim um exemplo de mulher, mãe, profissional. Já meu avô é o melhor avô do mundo! Fui ler a obra dele super tarde, não queria me influenciar. Mas certamente a pessoa maravilhosa que ele foi me influenciou pra vida.

.... 

Jéfferson Balbino: Das obras deles, quais são as suas preferidas?

 ....

Renata Dias Gomes: Como falei, conheço menos do que deveria das obras deles. Não queria me influenciar porque já sabia que seria escritora. Eu me cobro muito e não me perdoaria se percebesse que estava sendo influenciada. Mas do que conheço, tenho um carinho especial por Irmãos Coragem e Pecado Capital da minha vó e uma peça do meu avô chamada O Rei de Ramos que ele adaptou para TV com o nome de Bandeira 2.

.... 

Jéfferson Balbino: Como foi seu inicio de carreira como autora de novelas, colaborando na novela “Alta Estação” (Rede Record/2006)?

 ....

Renata Dias Gomes: O Tiago leu um curta meu, gostou e sugeriu a minha contratação para a Record. Digo sempre que Tiago foi meu padrinho na TV. E Glória Perez a madrinha porque foi através de uma bolsa de estudos que ela me conseguiu que pude assistir a palestra e conhecer o Tiago. Ele estava no ar com Prova de Amor e sua próxima novela ainda demoraria, por isso me indicou pra Margareth Boury que estava começando a escrever Alta Estação. O encontro com a Margareth foi um presente na minha vida. Aprendi muito com ela e com as dificuldades que enfrentamos na novela.

. 

.

..

(Na foto acima, Renata Dias Gomes e Tiago Santiago)

).

Jéfferson Balbino: Como surgiu o convite pra você colaborar na novela “Chamas da Vida” (Rede Record/2008)?

..... 

Renata Dias Gomes: Eu era contratada da Record e a Paula Richard, minha amiga e também roteirista, me apresentou pra Cristianne que estava montando equipe para Chamas da Vida.

 .....

Jéfferson Balbino: Qual é a maior contribuição de um colaborador para com o autor titular de uma novela?

 ....

Renata Dias Gomes: A maior contribuição geralmente é otimizar o tempo do autor. O autor titular precisa cuidar de muitas coisas ao mesmo tempo e uma boa equipe o deixa livre para criar os rumos da história e cuidar de todas outras tarefas que lhe cabem. Colaboradores costumam precisar ser bons de diálogo porque é o que a gente geralmente mais faz. Normalmente o autor faz uma escaleta que tem o resumo de tudo que vai acontecer no capítulo já dividido em cenas. Manda pra equipe e os colaboradores escrevem as cenas. Mas isso varia com o estilo e método de trabalho do autor. Importante é o colaborador estar sempre disponível pra fazer tudo que lhe for pedido. Com o Tiago eu tenho tido oportunidade de experimentar bastante funções. Como nossa equipe é pequena (Tiago, Miguel Paiva e eu)acaba sobrando bastante trabalho pra todo mundo e há oportunidade de dar mais opiniões, interferir mais nos rumos da novela.

 ....

.

.

Jéfferson Balbino: Você também já escreveu pro Teatro e pro Cinema. A forma de escrever chega a ser diferente do que escrever pra TV?

 ...

Renata Dias Gomes: A base é a mesma, mas cada veículo tem seu formato e suas peculiaridades.

....... 

Jéfferson Balbino: Quando você acha que estarará pronta pra escrever uma novela como autora titular?

 ...

Renata Dias Gomes: Espero que logo (risos). Estou me preparando pra isso. Mas não tenho pressa. Sou nova e estou aprendendo muito colaborando. Essa bagagem vai ser fundamental quando pintar a oportunidade. 

.

.

 

Escrito por Jéfferson Balbino às 23h13 [ ] [ envie esta mensagem ] []

Entrevista Especial com RENATA DIAS GOMES - Parte 2

.

Jéfferson Balbino: Como foi o processo de adaptação da novela “Uma Rosa com Amor” (SBT/2010)?

 .

Renata Dias Gomes: Escrever Uma Rosa com Amor foi uma das melhores experiências da minha carreira! Recebi os originais do Vicente Sesso e aprendi demais com eles. No início principalmente, o Tiago utilizava bastante da base do original. Aumentando as tramas paralelas, atualizando tudo e dando um novo tempero. Normalmente o Tiago escrevia uma escaleta em cima desse original e mandava um capítulo pra mim e outro pro Miguel Paiva escrever. Depois do capítulo escrito, enviávamos para o Tiago que fazia uma redação final e devolvia para revisão. Eu tinha também a missão de ler os originais do Sesso a frente do que estávamos escrevendo para dizer ao Tiago os rumos do original pra que ele pudesse criar a sua versão. Além disso eu ajudava o Tiago resolvendo dúvidas da continuidade e cheguei a ajudá-lo sugerindo cenas em formato de escaleta principalmente no início.

 .....

Jéfferson Balbino: Você dirigiu o curta-metragem “Pretérito Imperfeito”. Como foi essa sua experiência na direção?

 ....

Renata Dias Gomes: Foi bastante divertida. Eu fiz faculdade de cinema e foi bacana voltar ao set. Mas não é minha praia. Gosto mesmo de escrever.

     ......                                                                                 

Jéfferson Balbino: A Mayra Dias Gomes me contou numa entrevista que fiz com ela, que vocês se dão super bem e mantém contato diariamente. Vocês nunca pensaram em escrever alguma coisa juntas, já que ambas tem a mesma profissão?

 .....

Renata Dias Gomes: A Mayra é minha tia querida! Ela e a Luana (minha tia mais nova) sempre foram meus tesourinhos. A diferença de idade da gente é até pequena, mas quando eu era criança me achava grande demais (risos). Nunca pensei em escrever junto. Temos caminhos diferentes no momento e estamos em estágios diferentes. A Mayra tá alguns anos na minha frente na carreira. Ela já tem um trabalho autoral super forte que eu ainda estou começando a construir. A Mayra é muito mais audaciosa do que eu. Sou super fã!

..

 

...

 

.

.

Jéfferson Balbino:  Você achou que valeu a pena ter trocado a Record pelo SBT?

 ....

Renata Dias Gomes: Acho que sim. Adoro trabalhar com o Tiago! E acho que no SBT posso ter mais chances do que teria na Record.

...... 

Jéfferson Balbino: Que avaliação você faz da atual fase da teledramaturgia brasileira?

 .....

Acho que estamos todos procurando os novos caminhos. As novelas continuam sendo o principal produto, mas temos que aprender a lidar com a internet.

 ...............

Jéfferson Balbino: Em sua opinião, as produções do SBT já pode se igualar as novelas produzidas pela TV Globo e pela Rede Record?

 ......

Renata Dias Gomes: É difícil igualar a Globo. Eles tem muitos anos de história e investimentos. A Record também está ainda na nossa frente. Montaram uma base forte . Mas estamos correndo atrás!

 ....

Jéfferson Balbino: Qual será seu próximo projeto no SBT?

 ....

Renata Dias Gomes: Vou colaborar com o Tiago na próxima novela dele.

 .....

Jéfferson Balbino: Do acervo que o Silvio Santos adquiriu de sua avó Janete Clair, qual é obra que você gostaria de adaptar?

 ....

Renata Dias Gomes: Tem várias obras maravilhosas. Mas eu não gostaria de adaptar minha vó logo de cara. Acho muita responsabilidade! Quem sabe um dia? Eles tem muita coisa bacana em arquivo, mas se eu puder escolher prefiro pensar nisso mais a frente. Queria estrear com uma obra original e mais tarde homenageá-la.

 ;;;;;

Jéfferson Balbino: Que avaliação final você faz da adaptação feita pela autora Íris Abravanel, com a novela “Vende-se um Véu de Noiva” (SBT/2009)?

..



Eu gostava muito da novela original que acabou perdendo muito espaço na adaptação.  Havia problemas com o som também que só foram superados já depois do início de Uma Rosa com Amor. Apesar disso, achava a produção muito rica. Gostei dos cenários, da cidade cenográfica que vi.

 

 

 .....

Jéfferson Balbino: Como é a Renata Dias Gomes telespectadora? O que você assiste na televisão?

 .....

Renata Dias Gomes: Últimamente tenho visto pouquíssima televisão. Antes de ter filhos eu gostava muito de assistir novela. Hoje em dia não consigo ver quase nada. Procuro ver porque acho importante e porque gosto, mas está bem difícil, principalmente depois do nascimento do Tom. Quando consigo ligar a TV, gosto de assistir jornais, futebol e campeonatos de vale tudo.

 .....

Jéfferson Balbino: Pra finalizar, a nossa tradicional pergunta: Qual foi a melhor novela que você assistiu?

 .......

Renata Dias Gomes: “Que Rei Sou Eu?”, adorava!

 ....

Jéfferson Balbino: Renata, muito obrigado por conceder essa entrevista, muito sucesso em sua carreira, e muita felicidade pra você e sua família. Beijos querida!

 ....

Renata Dias Gomes: Eu que agradeço a oportunidade Jéfferson. Beijos!

.

.

(Na foto acima Íris Abravanel, Del Rangel e Renata Dias Gomes)

.

Escrito por Jéfferson Balbino às 23h01 [ ] [ envie esta mensagem ] []

Entrevista Especial - NO MUNDO DOS FAMOSOS

Escrito por Jéfferson Balbino às 22h41 [ ] [ envie esta mensagem ] []

Espaço Aberto: Feliz dia das Crianças

.

(Na foto acima, eu com 4 anos)

.

Amanhã (12/10) é mais uma "Dia das Crianças", pra gente que já passou dessa fase da vida, só nos resta lamentarmos com as lembranças desse doce e inesquecível momento de nossas vidas. Sempre quando chega essa data comemorativa eu faço uma espécie de retrospectiva da minha vida, o que é uma ótima terapia, já que é um encontro comigo mesmo. Talvez porque eu tive uma infância sensacional dou um grande valor à ela, se pudesse voltaria à ser criança, aquela criança peralta, alegre, bagunceira, que só queria saber de brincar e ser feliz...

.

.

(Na foto acima eu com 5 anos, numa Festa Junina)

.

Para traduzir melhor o que infância significa pra mim, leia atentamente a letra da música: "Bola de Meia, Bola de Gude" (Milton Nascimento)

.

Há um menino
Há um moleque
Morando sempre no meu coração
Toda vez que o adulto balança
Ele vem pra me dar a mão

Há um passado no meu presente
Um sol bem quente lá no meu quintal
Toda vez que a bruxa me assombra
O menino me dá a mão

E me fala de coisas bonitas
Que eu acredito
Que não deixarão de existir
Amizade, palavra, respeito
Caráter, bondade alegria e amor
Pois não posso
Não devo
Não quero
Viver como toda essa gente
Insiste em viver
E não posso aceitar sossegado
Qualquer sacanagem ser coisa normal

Bola de meia, bola de gude
O solidário não quer solidão
Toda vez que a tristeza me alcança
O menino me dá a mão
Há um menino
Há um moleque
Morando sempre no meu coração
Toda vez que o adulto fraqueja
Ele vem pra me dar a mão

.

.

(Na foto acima, eu com meus amiguinhos)

.

Pra finalizar esse post, vai aí a letra de uma outra música que tem muito a ver com esse clima infantil, a música: "Amigo do Sol, Amigo da Lua" de Benito di Paula

.

E ê criança presa ê, brinquedos de trapaças
Quase sem história pra contar
Você criança tão liberta me tire dessa peça,
E assim ter história pra contar
Estrela que brilha em meu peito e me leva pro céu
Em cantos cantigas canções de ninar
Me deixa no galho no galho da lua
No charme do sol pra me despertar

Estrela que brilha em meu peito e me leva pro céu
Encantos cantigas canções de ninar
Me deixa no galho no galho da lua
No charme do sol pra me despertar

Vem amigo nadar nos rios
Vem amigo plantar mais lirios
No vale no mato e no mundo vamos brincar
Vem amigo nadar nos rios

Vem amigo plantar mais lirios
No vale no mato e no mundo vamos brincar

.

Escrito por Jéfferson Balbino às 09h14 [ ] [ envie esta mensagem ] []

Recomendo: A reprise da novela Pérola Negra

Novela Pérola Negra

.

Pérola Negra

.

Recomendo você acompanharem os emocionantes e envolventes capítulos da reprise da novela "Pérola Negra" que vem sendo reexibida nas tardes do SBT. A trama vem apresentando um constante crescimento conquistando a vice e, em muitas vezes a liderança na audiência. E, junta com a reprise da novela "Esmeralda", o SBT vem conseguindo barrar a reprise da novela "Sete Pecados" exibida no "Vale a Pena Ver de Novo" da concorrente.

.

Escrito por Jéfferson Balbino às 23h43 [ ] [ envie esta mensagem ] []

Fofoca dos Famosos: Grazzi Massafera foi vista sem aliança

Foto

.

A minha conterrânea, a atriz Grazzi Massafera foi vista num evento publicitário sem aliança, o que gerou uma certa especulação sobre uma possível separação entre ela e o ator Cauã Reymond. Quando questionada sobre separação, a atriz negou tudo, e não quis mais comentar sobre o assunto.

.

Escrito por Jéfferson Balbino às 23h12 [ ] [ envie esta mensagem ] []

Vida de Artista: Carolina Ferraz lança livro de culinária

.

Já está a venda nas melhores livrarias do Brasil o livro "Na Cozinha com Carolina" escrito pela talentosa atriz Carolina Ferraz. O livro trás 134 receitas criadas pela família da atriz. Carolina disse a imprensa que aprendeu a cozinhar ajudando sua mãe. É uma boa chance de testar as receitas dessa maravilhosa atriz, e assim conferir seu gosto refinado.

.

Escrito por Jéfferson Balbino às 23h05 [ ] [ envie esta mensagem ] []

Tela do Entretenimento: A FAZENDA 3 - Monique Evans a primeira eliminada

.

.

 

Monique Evans, primeira eliminada do reality show "A Fazenda", voltou a postar em seu Twitter oficial. A apresentadora comentou sua permanência no confinamento e falou dos participantes e revelou sua preferida.

Sobre os confinados, Monique comentou: "Ninguém merece aquela turma". A participante criticou Sergio Mallandro e Nany People e disse que os participantes eram "piores que porcos".

 

A apresentadora não poupou a peoa Luiza Gottschalk e Dudu Pelizzari. Ela fez em seu Twitter revelações da vida pessoal de Luiza e tratou Dudu como um "Judas”: "Indo torcer pro Sergio Abreu.. Quero ver o Malandro ralando..e o fdp (sic) do Judas FORA", disse referindo-se a prova do "Fazendeiro da Semana". 

Monique ainda culpou a torcida do vencedor do "BBB 10", Marcelo Dourado, pela sua eliminação: "Pode crer..torcida do Dourado me tirou!! Valeu ! Espero q não se arrependam", disse. 
Afiada, a apresentadora agradeceu por a terem tirado de uma "roubada": "Valeu por me tirarem da roubada!"  

Questionada sobre sua torcida, ela afirmou que deseja que Geisy Arruda leve o prêmio para casa.

 

 

.

Fonte: Na Telinha

.

 

 

 

Escrito por Jéfferson Balbino às 22h19 [ ] [ envie esta mensagem ] []

.

Escrito por Jéfferson Balbino às 16h07 [ ] [ envie esta mensagem ] []

Emoção nas Novelas: Mistérios em "Passione"

.

Saulo morto

.

Acompanhados pela polícia, Stela e Sinval se deparam com uma cena chocante: Saulo, nu, está morto em uma cama de motel (Foto: TV Globo/Alex Ferreira)

Melina morta

Benedetto está cuidando das orquídeas de Brígida, quando encontra Melina caída, morta, no chão do orquidário! (Foto: TV Globo/Alex Ferreira)

Gerson morto

Gerson está diante do computador quando, sem perceber, uma pessoa entra em seu quarto e o asfixia com uma corda (Foto: TV Globo/Felipe Monteiro)

diana morta

Após levar o tiro no peito, Diana fica caída no chão do seu apartamento (Foto:TV Globo/Felipe Monteiro)

PASSIONE

 

Capítulo 127

Olavo sofre pensando em Clô. Fátima comenta com Kelly sobre Clara. Uma assistente social vai à casa de Candê e Amendoim se esconde. Mimi ensina Agostina a dançar e Berilo observa os dois. Olga pergunta a Benedetto se alguém conversou com ele no dia do assassinato.

 

Capítulo 128

Stela implora para Agnello não a procurar mais. Benedetto afirma a Olga que não esteve com ninguém. Antero repreende o irmão por ter falado a verdade para a governanta da casa. Diógenes fica preocupado com a desconfiança de Olga. Jackie manda Guida dar todos os móveis que foram comprados por Clô. Jéssica fica desconfiada com a demora de seu marido em voltar para casa. Olavo humilha Berilo diante dos executivos de publicidade da empresa. Felícia se preocupa com Candê por estar escondendo Amendoim. Candê comenta suas suspeitas com Felícia. Olga comenta sua desconfiança de Diógenes. Bete vai à casa de Candê.

 

Capítulo 129

Candê conversa com Bete. Fátima conversa com Kelly e mostra-se preocupada em relação ao assassinato. Bete desconfia de que Candê mentiu para ela. Jackie age como se fosse a dona da casa e Lurdinha conta para Clô. Benedetto comenta com Mimi sobre sua desconfiança de Antero. Laura defende Noronha. Lorena e Sinval temem por Danilo.

 

Capítulo 130

Agostina conta para Totó que Candê mentiu para Bete.  Lorena acusa Stela e Agnello. Jackie faz massagem em Olavo. Clô pede para Lurdinha ajudá-la a dar o flagra no marido. Agostina e Gemma conversam com Bete.

 

Capítulo 131

Bete fica indignada por não ter provas para acusar o suposto assassino de Eugênio. Agostina fica intrigada ao perceber a troca de olhares entre Antero e Gemma. Clô invade seu quarto, vê Jackie fazendo massagem em Olavo e fica enfurecida. Chulepa e Lorena se entendem. Valentina pressiona Kelly e Alfredo a ajuda. Diógenes leva Gemma para se encontrar com Antero. Totó confessa para Felícia que não consegue esquecer Clara. Stela entra em um bar para se encontrar com Agnello.

 

Capítulo 132

A mãe de Arthurzinho deixa um recado com Sinval avisando que voltou de viagem. Felícia afirma a Totó que está disposta a ficar com ele e fazê-lo esquecer de Clara. Antero pede para ficar com Gemma. Benedetto dá uma orquídea para Brígida e Diógenes fica enciumado. Amendoim implora que Candê o leve para o mercado. Valentina segue os dois com uma câmera. Clô e Olavo se reconciliam. Mimi diz a Lurdinha que ela deveria seguir a carreira artística. Totó comemora a compra de seu sítio com a família. Jéssica e Berilo tentam conquistar Clô com elogios, mas ela não dá atenção. Clô trata Jackie com hostilidade. Berilo vai à escola de Dino e deixa Agostina emocionada. Felícia diz a Candê que vai tomar uma atitude em relação a Totó. Fátima vê Felícia abraçada com um homem em um antigo álbum de fotos e acredita que seja seu pai. Dois fiscais chegam à metalúrgica para apurar irregularidades na empresa.

 .

Escrito por Jéfferson Balbino às 13h47 [ ] [ envie esta mensagem ] []